A Odontologia segue caminhos buscando restabelecer a estética e o bem estar do cliente, devolvendo-lhe a autoestima, o prazer em sorrir, ou seja, o prazer em viver. Inúmeras são as técnicas e materiais utilizados para a melhoria de um sorriso que vão desde o branqueamento dentário à utilização de resinas, facetas e coroas de porcelana. Hoje os pacientes procuram o tratamento odontológico por estética, tendem a não aceitar restaurações de amálgama (escuras) e metálicas.
As restaurações em resina, também conhecidas como restaurações brancas, são muito utilizadas hoje em dia, seja para trocar restaurações antigas ou restaurar cavidades de cáries. As resinas também são muito utilizadas para melhorar a forma de dentes, consertar dentes partidos, manchados, espaçados ou, um pouco desalinhados, proporcionando um novo sorriso. É possível mudar todas as restaurações escuras ou metálicas. Os dentes posteriores, que antes eram restaurados apenas por amálgama de prata (material metálico, de cor cinza), agora já podem ser restaurados em resina.
A vantagem mais conhecida das resinas compostas é a estética. Quando corretamente indicada, as resinas restauram o dente de forma “conservadora”, pois aderem ao dente como “cola”. Assim, não requerem desgaste de tecidos dentários sadios, ou seja, o Dentista remove apenas a cárie ou a restauração antiga.