A Odontopediatria é uma especialidade da Odontologia que oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária, além de orientar corretamente as gestantes (pré-natal dentário). A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentinhos. Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissão da cárie, uso adequado do biberão e chucha e também correção de maus hábitos como a sucção de dedo.
A presença dos dentes de leite é muito importante porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos). Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infeção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.
A Medicina Dentaria hoje, tem papel um preventivo muito importante. Preventivo no sentido de promover a saúde dos dentes, evitando cáries nas crianças, como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.
Orientação da gestante:
A mãe receberá orientações sobre como cuidar da sua saúde oral e como proceder com os cuidados com o bebé quando ele chegar. Nessa consulta é possível esclarecer duvidas sobre o uso do biberão e da chucha, boca do bebé, higiene, o nascimento dos dentes, o momento da primeira visita entre tantos outros.
Atendimento a bebés:
Antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos é importante o bebé fazer uma visita ao odontopediatra . A mãe receberá as orientações para aliviar o desconforto quando eles começarem a nascer e como prevenir as caries.
Atendimento a adolescentes:
Nesse momento que os valores são consolidados, a atenção e uma linguagem especial são essenciais na comunicação. Adolescentes, compreende a faixa etária dos 12 aos 20 anos.
O grande objetivo é prevenir e orientar sobre hábitos orais saudáveis , alem do tratamento restaurador e curativo, tornando as visitas ao consultório agradáveis. Tratamentos preventivos como aplicações de flúor, selantes, ensino do escovar, vídeos, modelos educativos são mais rápidos, agradáveis e menos dispendiosos que restaurações, coroas e outros tratamentos que o seu filho precisará se os seus dentes forem negligenciados.
Conheça aqui os cuidados essenciais para deixar sua família longe das cáries:
Higienize os dentes de seu filho de acordo com a técnica e nos horários sugeridos.
Lembre-se: seu filho não nasce com os microorganismos que causam a cárie: não o contamine, assoprando sua comida, oferecendo alimentos de seu prato, beijando-o na boca, emprestando sua escova de dentes para ele.
Mesmo que ele já tenha sido contaminado com os microorganismos que provocam a cárie, se cuidar de sua higiene oral e tiver bons hábitos alimentares, ele estará livre da cárie e doença periodontal (gengivites).
Mamã e Papá também devem ter boa saúde com bons hábitos de alimentação e higiene oral.
Nada acontece por acaso. Bons dentes e boa saúde são o resultado de dedicação da sua parte. A criança não tem capacidade para decidir o que é adequado ou não. A assiduidade nas idas ao dentista poderá poupar tempo e inconvenientes.
Informe-se sobre o próximo procedimento aconselhável para o caso do seu filho. Verifique e empenhe-se em voltar com o seu filho ao Dentista na data indicada por este.
Não administre medicamentos sem conversar com o Pediatra e Odontopediatra. Evite os atendimentos nas urgências do hospitais, preferindo os profissionais que já conhecem seu filho.
Informativo aos Pais:
A cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa causada por bactérias alimentadas pelos restos alimentares que ficam retidos nos dentes, formando sobre eles uma película chamada placa bacteriana. Com a escova e o fio dentário, a mãe poderá removê-la. O Odontopediatra irá orientá-la sobre a melhor maneira de realizar a higienização da boca do seu bebé. Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida do seu filho serão mantidos por eles na vida adulta. Antes de surgirem os primeiros dentes do seu bebé, deve procurar o Dentista para receber as orientações sobre higiene oral.
Proteções Adicionais
Flúor:
É um dos grandes agentes de redução da cárie dentária, entretanto deve ser realizado apenas quando houver necessidade. O Odontopediatra avaliará essa necessidade, cada caso, pois o flúor usado em excesso poderá causar manchas e defeitos nos dentes do seu bebé.
Selante:
É como um esmalte que impermeabiliza os dentes, dificultando a retenção de restos de alimentos e a instalação da cárie. Deve ser realizado também apenas quando houver necessidade, por isso é importante a orientação de seu dentista.